O FIES, faz parte de um Programa do Governo Federal e do Ministério da Educação, destinado ao financiamento da educação superior de estudantes, em qualquer época do ano.
QUEM PODE SE CANDIDATAR
O aluno que estiver matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita e cadastrada no Programa (pesquise os cursos aqui).
Também deve ter renda familiar de até 20 salários mínimos por mês. Ou, para bolsa de estudo integral, a renda familiar mensal deve ser de até 10 salários mínimos.
Este financiamento é oferecido com ou sem fiador:
SEM FIADOR
Para quem tenha renda familiar média de até 1,5 salário mínimo por mês
Quando o aluno é estudante de cursos de licenciatura ( ao final do curso , o aluno poderá realizar o pagamento através do trabalho em rede pública de ensino).
FIANÇA CONVENCIONAL
O aluno terá que ter até dois fiadores, com renda mensal brutaconjunta igual ao dobro da mensalidade.
FIANÇA SOLIDÁRIA
Reune-se de três a cinco estudantes, que busquem o benefício do FIES e estudem no mesmo local. Estes alunos se apresentam como sendo um fiador do outro, sem comprovação de rendimentos.
COMO SE CANDIDATAR
Faça o Vestibular
Preencha a ficha de inscrição da instituição/FIES.
Em até 10 dias vá até a instituição escolhida.
Em seguida e em até 10 dias compareça a uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil para aprovação do crédito e assinantura do contrato.
QUANDO PAGAR
Durante o curso e em um período de 18 meses após a conclusão(carência), você só paga R$ 50,00 a cada 3 meses. Depois, você começa a pagar as mensalidades em suaves parcelas durante 12 anos ou mais.
A taxa de juros extremamente reduzida: 3,4% ao ano;
Realiza-se o pagamento em até o triplo da duração do curso, mais 1 ano.