A Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo torna pública a abertura das inscrições e para realização de Concurso Público e estabelece normas específicas destinadas a selecionar candidatos visando ao preenchimento de 120 (cento e vinte) cargos de Aluno Oficial no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais - CFO), masculino e feminino.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O recebimento das inscrições, elaboração, organização, aplicação e correção da Prova Escrita (Partes I e II) estarão sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP, obedecidas às normas deste Edital.
Não haverá reserva de vagas para Portadores de Necessidades Especiais, tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções militares inerentes ao cargo.
ALGUNS DOS REQUISITOS PARA INGRESSO
Contar com, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, exceto se integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O recebimento das inscrições, elaboração, organização, aplicação e correção da Prova Escrita (Partes I e II) estarão sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP, obedecidas às normas deste Edital.
Não haverá reserva de vagas para Portadores de Necessidades Especiais, tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções militares inerentes ao cargo.
ALGUNS DOS REQUISITOS PARA INGRESSO
Contar com, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, exceto se integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
Ter, no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) de estatura, se do sexo masculino, e 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de estatura, se do sexo feminino,
DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas somente pela INTERNET, no site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 28 de maio de 2012 às 16 horas de 26 de junho de 2012.
Para inscrever-se o candidato deverá:
Ler total e atentamente o respectivo Edital e preencher a ficha de inscrição, optando para realizar a Prova Escrita (Partes I e II), em um dos seguintes Municípios:
Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba.
Fazer opção pela língua estrangeira (Língua Inglesa ou Língua Espanhola) no ato do preenchimento na ficha de inscrição.
O valor da inscrição será de R$ 130,00 (cento e trinta reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, utilizando somente o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até a data limite do encerramento das inscrições.
O pagamento da taxa correspondente à inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque, em qualquer agência bancária.
Às 16 horas (horário de Brasília) de 26 de junho de 2012, a ficha de inscrição e o boleto bancário não estarão mais disponibilizados no site.
A devolução da taxa de inscrição somente ocorrerá se o Concurso Público não se realizar, sendo que a responsabilidade recairá sobre a Fundação VUNESP.
Terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do pagamento da taxa de inscrição, conforme Lei nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, o candidato que atenda aos seguintes requisitos:
Seja estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e Perceba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos, ou estiver desempregado.
O Concurso Público para ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, para o cargo de Aluno Oficial no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, constará de Provas e Títulos e será composto das seguintes etapas:
Prova Escrita, conforme segue:
Prova Escrita – Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato necessário para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático constante no ANEXO “B”,
Prova Escrita – Redação (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade de fundamentação e conclusão, clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma.
Prova de Condicionamento Físico (ANEXO D), de caráter eliminatório, a qual visa avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o ingresso como Aluno-Oficial PM na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, cujas regras são específicas.
Exames de Saúde, (ANEXO E), de caráter eliminatório, os quais visam avaliar os candidatos mediante gabarito de saúde e características físicas, estabelecidas como padrão para a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
Exames Psicológicos, (ANEXO F), de caráter eliminatório, os quais destinam-se à avaliação do perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo como Aluno Oficial, segundo os parâmetros estabelecidos pela definição do perfil psicológico, adotados como padrão pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Investigação Social, de caráter eliminatório, por meio da avaliação da conduta social, reputação e idoneidade, com a finalidade de determinar se o candidato possui conduta compatível com a ética policial militar, por meio da averiguação de sua vida pregressa e atual, nos campos social, moral, profissional e escolar.
Análise de Documentos e Títulos, de caráter eliminatório, para comprovação de requisitos de ingresso e atribuição de pontuação dos títulos, de caráter eliminatório, exceto o subitem 1.9. do Capítulo II, que será verificado na prova de condicionamento físico.
DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA (PARTE I - OBJETIVA E PARTE II - PROVA DE REDAÇÃO)
A Prova Escrita (Partes I e II), com dificuldade correspondente ao Ensino Médio, será de responsabilidade da Fundação VUNESP, quanto à sua elaboração, organização, aplicação e correção.
A Prova Escrita (Parte I), com duração de 4 (quatro) horas, constará de 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, e de acordo com o programa de matérias constante do Anexo B:
Ciências Humanas - 30 (trinta) questões, sendo:
História: 10 (dez) questões,
Filosofia: 05 (cinco) questões,
Sociologia: 05 (cinco) questões,
Geografia: 10 (dez) questões,
Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 40 (quarenta) questões, sendo:
Língua Portuguesa: 30 (trinta) questões,
Língua Inglesa ou Espanhola: 10 (dez) questões,
Ciências da Natureza e Matemática – 10 (dez) questões, sendo:
Matemática: 10 (dez) questões.
A Prova Escrita (Parte II), com duração de 2 horas, será composta de uma dissertação, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentando com pertinência e se expressando de modo coerente e adequado, objetivando avaliar se o candidato possui condições de transmitir informações por intermédio da linguagem escrita.
DA PRESTAÇÃO DA PROVA ESCRITA (Parte I)
A Prova Escrita (Parte I) tem data prevista para realização em 05 de agosto de 2012, período da manhã.
DA PRESTAÇÃO DA PROVA ESCRITA (Parte II)
A Prova Escrita (Parte II) com data prevista para aplicação em 05 de agosto de 2012, período da tarde, será realizada no mesmo local da Prova Escrita (Parte I).
DO JULGAMENTO DA PROVA ESCRITA (Partes I e II)
A relação dos candidatos aprovados, com a respectiva classificação preliminar em ordem decrescente, será obtida por meio da somatória de pontos obtidos na Prova Escrita (Partes I e II), sendo convocados para prosseguirem nas demais etapas do Concurso Público, 650 (seiscentos e cinquenta) candidatos que obtiverem a melhor classificação.
O candidato será considerado aprovado se obtiver pontuação maior que 05 (cinco) em todos os componentes da Prova Escrita (Partes I e II).
Veja Aqui o Edtal
Informações complementares referentes à inscrição poderão ser obtidas no site www.vunesp.com.br, ou das 8 às 20 horas, em dias úteis pelo Disque VUNESP telefone: (11) 3874-6300.
Nenhum comentário:
Postar um comentário