segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Concurso para a PM de São Paulo 2012;1992 Vagas

 A PM de São Paulo prorroga até dia 7 prazo para Serviço Auxiliar Voluntário

A PM-SP recebe inscrições para 1.992 postos. Candidatos deverão ser maiores de 18 anos e menores de 23. Prova da primeira fase será aplicada em 11 de março, na capital e em outras 15 cidades paulistas.


A Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo torna pública a abertura das inscrições e a realização do Processo Seletivo e estabelece normas específicas destinadas a selecionar candidatos visando ao preenchimento de 1.992 (um mil novecentos e noventa e dois) postos no Serviço Auxiliar Voluntário.

A Prova Escrita, estará sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.

Não haverá reserva de vagas para os Portadores de Necessidades Especiais, tendo em vista as peculiaridades no exercício das funções inerentes ao posto de serviço. 

Será necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente, comprovado por meio de documento expedido por estabelecimento de ensino oficial público ou particular, devidamente reconhecido pela legislação vigente.

DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO  

Para inscrever-se, o candidato deverá, no período de inscrição: acessar o endereço eletrônico www.vunesp.com.br, durante o período de 19/12/2011 a 30/01/2012. 

A prova será no dia 11 de março de 2012.

O valor da inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, em dinheiro ou em cheque, ou pela internet. 

O exame constará de 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de português, 15 de matemática, 15 de conhecimento gerais. A prova terá a duração de 3 horas. 

Para o pagamento da correspondente taxa de inscrição, somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até a data limite do encerramento das inscrições.

Após às 16 horas de 30 de janeiro de 2012, a ficha de inscrição e o boleto bancário não estarão mais disponíveis no endereço eletrônico. 16. O não atendimento aos procedimentos estabelecidos nos itens anteriores implicará, a qualquer tempo, o cancelamento da inscrição do candidato, se for verificada irregularidade. 17. 

DA PROVA ESCRITA 

A Prova Escrita, em nível correspondente ao Ensino Fundamental Completo, será de responsabilidade da Fundação VUNESP, quanto à sua elaboração, aplicação e correção. 2. A Prova Escrita constará de 50 (cinquenta) questões objetivas de múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada uma, assim distribuídas: 2.1. língua portuguesa: 20 (vinte) questões; 2.2. matemática: 15 (quinze) questões; 2.3. conhecimentos gerais: 15 (quinze) questões. 3. Cada questão terá 05 (cinco) alternativas, sendo somente uma correta. 4. A Prova Escrita terá 3 (três) horas de duração. 5. A Prova Escrita, com data prevista para 11 de março de 2012, às 14 horas, será realizada nas cidades constantes no subitem 7.3 do Capítulo III, de acordo com a opção formulada pelo candidato no ato da inscrição. 6. A confirmação da data e o horário e as informações sobre local para a realização das provas serão divulgadas por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado. 

PROGRAMA DE MATÉRIAS :

Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e sentido figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. 

Matemática Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema. 

Conhecimentos Gerais  

História História Geral - Idade Média: Feudalismo; - Idade Moderna: Capitalismo Comercial, Iluminismo, Renascimento, Revolução Francesa; - Idade Contemporânea: Revolução Industrial, Regimes Totalitários (Nazismo, Fascismo), 2ª Guerra Mundial, Teorias Socialistas, Guerra Fria. História do Brasil - Período Colonial, Processo de Independência, Período Regencial, 1º e 2º Reinado, Período Republicano (República Velha), Era Vargas (O Estado Novo-1930/1945), Revolução de 1964, Governos Democráticos, Constituições Brasileiras. 

Geografia Geografia Geral - Estrutura Geológica, Relevo, Solo, Minerais, Fontes de Energia, Globalização, Movimentos Populacionais, Relações Comerciais, Regiões Geográficas da Europa e os Países de Tradição Industrial; Aspectos Geográficos da Europa e América. Geografia Brasileira - Hidrografia, Atividade Industrial, Crescimento Urbano, Impactos Industriais em Sistemas Urbanos, Transportes, Comunicação, Regionalização, Recursos Energéticos, Relevo, Vegetação, Climas e Localização. 

Atualidades Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2011, divulgados na mídia local e/ou nacional. 

Caso seja detectada falta de informação, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP – Telefone: (11) 3874-6300 em dias úteis, das 8 às 20 horas, para verificar o ocorrido. 



Apostila Digital Polícia Militar PM-SP - Soldado

Apostila Digital Polícia Militar PM-SP - Soldado

Nenhum comentário:

Postar um comentário