quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

FIES - Programa de Financiamento Estudantil

O FIES,  faz parte de um Programa do Governo Federal e do Ministério da Educação, destinado ao financiamento da educação superior de estudantes, em qualquer época do ano.
 
QUEM PODE SE CANDIDATAR
O aluno que estiver matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita e cadastrada no Programa (pesquise os cursos aqui).
Também deve ter renda familiar de até 20 salários mínimos por mês. Ou, para bolsa de estudo integral, a renda familiar mensal deve ser de até 10 salários mínimos.
 
Este financiamento é oferecido com ou sem fiador:
 
SEM FIADOR
  • Para quem tenha renda familiar média de até 1,5 salário mínimo por mês
  • Quando o aluno é  estudante de cursos de  licenciatura ( ao final do curso , o aluno poderá realizar o pagamento através do trabalho em rede pública de ensino).

FIANÇA CONVENCIONAL
O  aluno terá que ter até dois fiadores, com renda mensal brutaconjunta igual ao dobro da mensalidade.
 
FIANÇA SOLIDÁRIA
Reune-se de três a cinco estudantes, que busquem o benefício do FIES e estudem no mesmo local. Estes alunos se apresentam como sendo um fiador do outro, sem comprovação de rendimentos.
 
 
COMO SE CANDIDATAR
  1. Faça o Vestibular
  2. Preencha a ficha de inscrição da instituição/FIES.
  3. Em até 10 dias vá até a instituição escolhida.
  4. Em seguida e em até 10 dias compareça a uma agência da Caixa Econômica ou do  Banco do Brasil para aprovação do crédito e assinantura do contrato.
QUANDO PAGAR
Durante o curso  e em um período de 18 meses após a conclusão(carência), você só paga R$ 50,00 a cada 3 meses.  Depois, você começa a pagar as mensalidades em suaves parcelas durante 12 anos ou mais.
 
 
A taxa de juros extremamente reduzida: 3,4% ao ano;
Realiza-se o pagamento em até o triplo da duração do curso, mais 1 ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário