sábado, 28 de julho de 2012

A Ceperj aplica provas para 1.010 professores da rede estadual neste domingo dia 28 de julho

A Secretaria de Educação oferece 75 vagas para funções de coordenador e orientador

Durante três horas neste domingo (29/07), 1.010 professores da rede estadual de ensino estarão disputando 75 vagas em funções estratégicas gratificadas de coordenador pedagógico e orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Pontualmente às 14h, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) inicia a aplicação da prova objetiva de conhecimentos específicos, primeira etapa deste processo de seleção interna, que ainda constará de análise de currículo e experiência profissional, avaliação de perfil e curso de formação.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembra aos candidatos que todos deverão entregar, na chegada aos locais de prova, os envelopes contendo a documentação informada na ficha de inscrição, apresentando a segunda via da ficha impressa para registro de recebimento. Todos precisam chegar com 30 minutos de antecedência, levando cartão de confirmação de inscrição (CCI), documento de identificação com foto e assinatura em perfeitas condições e caneta azul ou preta. O diretor informa  aos professores que  não imprimiram o cartão  que os CCIs  ainda estão disponíveis no portal  www.ceperj.rj.gov.br.

A prova objetiva de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório, começa às 14h e termina às 17h. Será aplicada em dois colégios estaduais: no CE Antônio Prado Júnior,na Rua Mariz e Barros, 273 A, na Praça da Bandeira, 707 professores disputam as 45 vagas para coordenador pedagógico; no CE Júlia Kubitschek, na Rua General Caldwell, 182, no Centro, 303 candidatos vão brigar pelas 30 oportunidades para orientador educacional. A aplicação do exame estará sob a responsabilidade de 110 pessoas especialmente treinadas, entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais sob a coordenação geral do diretor Marcus São Thiago. 

A prova para as duas funções será composta de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas valendo um ponto cada uma. O candidato deverá obter quantidade mínima de acertos por conteúdo específico, conforme tabela constante do edital. Somente serão aprovados aqueles que obtiverem pelo menos 50% de acertos. Todas as questões foram elaboradas com base no programa disponível no edital de abertura.

Os candidatos inscritos para as funções de coordenador e orientador de unidade escolar vinculada à Diesp (Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas) deverão responder também  às perguntas de número 51 a 55, de conhecimento referente às escolas em locais de privação de liberdade. 

As disciplinas que constituem objeto de avaliação são: Conhecimento de Gestão (planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão por resultados e gestão integrada da escola (Gide); Conhecimento referente às escolas em locais com privação de liberdade; Conhecimento de Informática; Estatuto do Servidor Público Civil do Estado do Rio de Janeiro; Conhecimento de Língua Portuguesa e Redação Oficial; Conhecimento Pedagógico que inclui Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Estadual de Educação, Políticas Públicas em Educação e Parâmetros Curriculares; e Conhecimento de Administração que exigirá do candidato noções de Administração Pública e Contabilidade Pública.

O diretor Marcus São Thiago lembra aos professores que, durante a realização do exame, não será permitida a utilização de legislação, livros, códigos, manuais, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta. O candidato também não poderá utilizar qualquer meio de comunicação ativa ou passiva, sob pena de ser excluído do processo seletivo. Somente depois de decorrida uma hora do início da prova, o concorrente poderá retirar-se da sala, mesmo que tenha desistido da seleção. Ninguém poderá levar o caderno de questões.

A Fundação Ceperj divulgará o gabarito preliminar da prova objetiva de conhecimentos específicos em seu portal, na segunda-feira (30/07).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário