quinta-feira, 19 de julho de 2012

Auxílio Desemprego, Como Reivindicar esse Benefício

O Seguro desemprego é um benefício temporário concedido ao desempregado, demitido pr justa causa.

Assim que ocorra a demissão, o trabalhador exige ao empregador um formulário para que ele solicite esse auxílio.

O trabalhador deverá atentar para o prazo já que que é a partir do sétimo dia a até o 120º dia a partir do momento em que foi demitido.

Calcula-se o Seguro com base média dos últimos três salários recebidos, chegando a no máximo a R$ 1.163,76 mensais.

O Seguro nunca será inferior ao salário mínimo.

O Seguro é pago de três a cinco parcelas dependendo do tempo em que o trabalhor manteve vínculo empregatício nos último trînta e seis meses.

De 6 a 11 meses, ele receberá em 3 parcelas, de 12 a 23 meses ele receberá em 4 parcelas, caso tenha 24 meses, ele receberá em 5 parcelas.

Para  solicitar, vá aos seguintes postos:
  • SRTE (Superitendência Regional do Trabalho e Previdência Social)
  • Gerência Regional do Trabalho e Emprego
  • Postos dos sindicatos conveniados ao MTE
Serão necessários os seguintes documentos:
  • Documento de identidade
  • A CTPS
  • o Cartão do PIS ou o Cartão do Cidadão
  • O requerimento do seguro com as duas vias
  • A rescisão contratual
  • O extrato do  dos depósitos do FGTS   
  • Os três últimos contracheques
  • Caso haja algum processo judicial, será necessário a sentença juducial ou a homologação desta questão.

  • Veja mais informações no site do MTE: http://portal.mte.gov.br/portal-mte

Veja Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário